Para a diversidade linguística
Uma premissa básica do ideal geral da União Europeia é a preservação, respeito e fomento da grande diversidade de idiomas que existe dentro da UE. A cultura europeia está impregnada de idiomas europeus.
A UE estabeleceu a meta de que cada cidadão seja capaz de compreender, pelo menos, dois idiomas europeus.
Para alcançar esta meta, a UE financia projectos que melhorem a motivação para a aprendizagem de línguas e incrementem a visibilidade das línguas na Europa. O projecto de “Histórias em Cadeia” é uma manifestação directa desta meta. Está direccionado para jovens aprendentes no seu primeiro ano de aprendizagem formal de uma segunda língua na escola. Mostrar-lhes-á, dentro do seu contexto de referência, as vantagens de aprender idiomas, ao comunicar com os seus companheiros de outras escolas de outros países. Ao centrar-se em línguas pertencentes a uma mesma família, demonstrará quantas semelhanças existem entre elas.
O principal pressuposto das acções do programa Língua da União Europeia é incentivar os seus cidadãos a aprenderem outras línguas europeias; excelentes projectos foram concretizados no decorrer desta acção - consultar: www.isoc.siu.no/isocii.nsf/projects. Muitos dos recursos produzidos por estes projectos continuam disponíveis. O link referido permitirá a pesquisa pelos projectos.